terça-feira, 7 de maio de 2019

Noção de Pesquisa



Noção de Pesquisa


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segunda-feira, 6 de maio de 2019

Validação de formulários


          Validação de formulários/Form Validation

A validação de formulários é uma parte muito importante na programação web, pois permite efectuar a verificação da "sintaxe se dados" ou a formatação básica dos dados, de modo a evitar que dados inválidos sejam submetidos a base de dados, minimizando desta forma a ocorrência de erros e garantir uma maior consistência nos dados.  

Atributo required

Atributo required pode ser definido no javascript 

          var x = document.getElementById("text").required  

ou

     var x = document.getElementById("text").required = true;  

O atributo required pode ser definido no elemento html da seguinte forma:


     <input type="text" name="name" required="true">        

Com esta sso informa ao navegador da Web (com reconhecimento de HTML5) que o campo deve ser considerado de preenchimento obrigatório. 

Exemplo:

Efectue a validação básica dos seguintes campos:
Nome
E-mail
Código Postal
Pais
Código HTML:




Código JS para efeitos de validação:





            Exercícios 

Usando JavaScrip:

  1. Formate o campo nome apenas para permitir no mínimo 10 caracteres;
  2. Formate o campo e-mail para verificar se o texto inserido no campo e-mail possui o simbolo @ e ponto(.).



            References  

https://www.the-art-of-web.com/html/html5-form-validation/
https://www.tutorialspoint.com/javascript/javascript_form_validations.htm






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Estruturas


            Estruturas em C             

Um vector é uma colecção de variáveis de um mesmo tipo, que compartilham o mesmo nome e que ocupam posições consecutivas de memória.

Estruturas em C exercem um papel fundamental por permitir agregar vários tipos de dados. São a base para criação de objetos e classes em C. Estruturas são usadas para representar um registo. Suponha que você queira armazenar dados de aluno. Poderá precisar de seguintes atributos: nome, disciplina, teste1, teste2, etc.
Para este cenário é mais fácil representar usando estruturas:

struct ficha_de_aluno
  {
    char nome[50];
    char disciplina[30];
    float teste1;
    float teste2;
  };

Sintaxe:

    struct nome 
    {
        tipoDado identificador;
        tipoDado identificador1;
        ...
     };
Onde:
    nome - é o nome da estrutura
    tipoDado - é o tipo de dado da váriavel que pode ser do tipo numérico, literal ou vector.
    identificador - é o nome da variavél.

Após a definição da estrutura é necessário declarar associando a estrutura a um identificador da seguinte maneira:
              struct nome varEstr;    ou  struct nome varEstr1, varEstr2;

Inicialização:
Tal como as variáveis as estruturas podem ser inicializadas da seguinte forma:
     struct nome varEstr = { valor1, valor2 };

                    ou

   struct nome varEstr;
       varEstr.atributo = valor1;
       varEstr.atributo2 = valor2;
  
            
Exemplo1:

       struct Docente
    {
        char nome[50];
        int codigo;
        float salario;
    };

    int main()
    {
        struct Docente Docente1, Docente2, p[20];
    return 0;
}

Exemplo2
Crie uma estrutura que permite exibir a data no formato Maio, 31 de 2020.
#include <stdio.h>
int main (void){    
        struct data{
        char mes[20];
        int dia;
        int ano;
    };    

    struct data hoje;
    strcpy(hoje.mes,"Maio");
    hoje.dia = 25;
    hoje.ano = 2020;
    printf (" Hoje é dia: %s %d %.2i.\n", hoje.mes, hoje.dia,hoje.ano);
   
 return 0;
}
A primeira instrução dentro de main define a estrutura chamada data, composta por  um valor do tipo char e dois inteiros. Os membros são mes, dia e ano. Na segunda declaração, a variável hoje é declarado como sendo do tipo struct. A primeira instrução simplesmente define a data. A segunda instrução declara que uma variável é do tipo struct data e, portanto, faz com que a memória seja reservada para armazenar os três valores, um do tipo char dois do tipo inteiro.

Estrutura e expressões



Algumas caracteristicas:
  • Elementos da estrutura podem ser acedidos apartir de qualquer local, desde que respeite o seu escopo.
  • Funções e estruturas - A linguagem C não permite funções dentro de estruturas.
  • Elementos estáticos - estruturas não podem conter elementos estáticos.
  • Modificadores de acesso - As estruturas não podem conter modificadores de acesso nem constructores


Exemplo2:

Neste exemplo, primeiro cria-se uma variável do aluno do tipo struct ficha do aluno, e o comando fgets(), stdin corresponde a entrada padrão via teclado.


Video aula: 
 




Exercícios
Usando estruturas resolva os seguintes exercícios.
  1. Estrutura que permite exibir a data no formato Maio, 31 de 2020.
  2. Programa que solicita a data de hoje e exibe a data do dia seguinte no formato mm dd yyyy.
  3. Programa que recebe o nome e salário de vários funcionários e exibir na tela.


Referencias
https://www.programiz.com/c-programming/c-structures
https://www.geeksforgeeks.org/structures-c/
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Ponteiros


Programação em C/C Programming

      Ponteiros



 Algumas tarefas de programação na linguagem de programação C, são executadas com maior facildade recorrendo a ponteiros e outras tarefas.
Os ponteiros também são variáveis e desempenham um papel muito importante na linguagem de programação C. Eles são usados por vários motivos, como:

  • Strings
  • Alocação de memória dinâmica
  • Enviando argumentos da função por referência
  • Construindo estruturas de dados complicadas
  • Apontando para funções
  • Construindo estruturas de dados especiais (ou seja, árvore, tentativas, etc ...)
  • E muitos mais.



          O que é um ponteiro? 


Um ponteiro é essencialmente uma variável inteira simples que contém um endereço de memória que aponta para um valor, em vez de manter o próprio valor real.

A memória do computador é um armazenamento sequencial de dados e um ponteiro aponta para uma parte específica da memória. Nosso programa pode usar ponteiros de tal forma que os ponteiros apontem para uma grande quantidade de memória - dependendo de quanto decidimos ler a partir desse ponto.


          Declaração de ponteiros 

Um ponteiro é uma variável cujo valor é o endereço de outra variável, ou seja, o endereço da memória. Como qualquer variável ou constante, você deve declarar um ponteiro antes de usá-lo para armazenar qualquer endereço variável. A forma geral de uma declaração de variável de ponteiro é:

sintaxe:

    tipo *nome_variavel;

Exemplos:
   int *n;     
   double *n1;
   float *n2;
   char *sexo;

Exemplo:


      Problemas com ponteiros 

Problemas com ponteiros de tipos incompatíveis.



A saída do programa é 42 4142 FFDA4142 . O acesso a partir de b é o único que consegue recuperar o dado corretamente. Através do ponteiro a, obtém-se apenas metade do valor e através de c, o dado é recuperado com lixo.



      References 

https://www.tutorialspoint.com/cprogramming/c_pointers.htm
https://www.learn-c.org/en/Pointers
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domingo, 28 de abril de 2019

Vectores, matrizes e Strings


                Vectores, Matrizes e Strings  


                   Vectores  
Um vetor é uma colecção de variáveis de um mesmo tipo, que compartilham o mesmo nome e que ocupam posições consecutivas de memória. Cada uma dessas variáveis denomina-se elemento e é identificada por um índice. Se v é um vetor com n posições, seus elementos são v[0], v[1], v[2], ..., v[n-1].

Um vetor para armazenar 5 números inteiros pode ser criado da seguinte maneira:
                   int v[5];

                    Inicialização de vectores   
Em C, vetores globais e estáticos são automaticamente zerados pelo compilador.
Mas, se for desejado, podemos inicializá-los explicitamente no momento em os declaramos. Nesse caso, os valores iniciais devem ser fornecidos entre chavetas e separados por vírgulas.

Exemplo: Inicialização de vector estático:
#include <stdio.h>
void main(void) {
static float moeda[5] = {1.00, 0.50, 0.25, 0.10, 0.05};
...
}
Os valores são armazenados, a partir da posição 0 do vector, na ordem em que são fornecidos; por exemplo, o valor 0.25 é armazenado em moeda[2].
Note que apenas expressões e valores constantes são permitidas numa lista de valores iniciais. O uso de variáveis causa erro de compilação.
Se a lista de valores iniciais tem mais elementos que a capacidade do vector, ocorre um erro de compilação. Entretanto, se tem menos que o necessário, as posições excedentes do vector permanecem zeradas.

Exemplo:
O exemplo a seguir permite inserir os valores do vector via teclado

                 Matrizes  

Uma matriz é uma colecção homogénea bidimensional, cujos elementos são distribuídos em linhas e colunas. Se A é uma matriz mxn, então suas linhas são indexadas de 0 a m-1 e suas colunas de 0 a n-1. Para acessar um particular elemento de A, escrevemos A[i][j], sendo i o número da linha e j número da coluna que o elemento ocupa.
Exemplo. Uma matriz 3×4 de números inteiros.
                      int A[3][4];

Essa declaração cria uma matriz A cujos elementos ocupam as seguintes posições:

  1. A[0], [0], A[0][1], A[0][2], A[0]A[3], A[0][4].
  2. A[1][0], A[1][1], A[1][2], A[1]A[3], A[1][4].
  3. A[2][0], A[2][1], A[2][2], A[2]A[3], A[2][4].
  4. A[3][0], A[3][1], A[3][2], A[3]A[3], A[3][4].

                 Inicialização de Matrizes  

Se lembrarmos que uma matriz nada mais é que um vector cujos elementos são vectores, a sintaxe para a sua inicialização não tem grandes novidades.

              Exercícios  
1.  Crie tipos de vectores para armazenar:
             a. as letras vogais do alfabeto.
             b. as temperaturas diárias de uma semana.
             c. o número de dias em cada um dos meses do ano.

2. Crie um programa que efectue a leitura de duas strings. Se elas forem iguais exibe a mensagem  “strings iguais” e caso contrário, concatene as duas strings e imprima a string resultante.

3. Crie um programa que efectue a declaração de duas strings com capacidade para 30 caracteres. Leia pela entrada padrão a primeira string. Em seguida, copie o texto da primeira string para a segunda. Mostre no final o conteúdo das duas strings

4. Leia um texto pela entrada padrão com no máximo 99 caracteres. Em seguida imprima o número de caracteres digitados. – Dica: percorra o vetor até encontrar o caracter teminador ‘\0’

5. Em uma loja de CD ́s existem apenas quatro tipos de preços que estão associados a cores. Assim os CD ́s que ficam na loja não são marcados por preços mas sim por cores.
a. Desenvolva o algoritmo que a partir da entrada da cor o software mostre o preço. A
loja está atualmente com a seguinte tabela de preços.
Côr
Preço
Verde
10MZ
Azul
20MZ
Amarelo
30MZ
Vermelho
40MZ


6. Crie um programa que efectua a soma de todos valores de um array unidimensional de qualquer tamanho e mostrar a média.

7. Ordene de forma crescente os seguintes elementos do array (1,8,3,5,7,6,4).

8. Crie um array para exibir o seguinte output:
     08  09  10  11
     12  13  14  15
9. Crie um programa que recebe um valor do tipo inteiro e faça uma busca em um array de 10 elementos. No final devera informar quantos valores foram encontrados ou informar nenhum valor foi encontrado.

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