sexta-feira, 29 de maio de 2020

Exercicios de aplicação - Funções


         Exercícios de aplicação - Funções       

Usando mais de uma função resolva os exercícios propostos:

  1. Crie uma função que exibe uma mensagem.
  2.  Crie um programa que exibe uma mensagem 5 vezes usando uma estrutura de repetição.
  3.   Programa que recebe várias mensagens usando estrutura de repetição e exibir na tela.
  4. Uma função que recebe duas strings como argumento e informa se as strings são iguais. Se forem iguais retornar 1 e caso contrario 0.
  5. Programa que recebe três valores via teclado e calcula o produto desses números.
  6. Programa que exibe o maior de dois números
  7. Programa que recebe 10 números inteiros e determina o menor
  8. Programa que recebe como argumento um array e o seu respectivo tamanho e exibe o menor usando funções.
  9. Programa que recebe um array e o seu respectivo tamanho e no final exibir na ordem crescente. Coloque a função de ordenação fora do método main.
  10. Considere a matriz bidimensional A = {{ 7, 16, 55, 13, 12 }, { 12, 10, 52, 0, 7 }, { -2, 1, 2, 4, 9 }}. Crie uma função que recebe como argumento uma matriz bidimensional A e determinar e exibir o seu dobro. 
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Exercícios de aplicação - CANVAS



      Exercícios de aplicação - CANVAS            


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terça-feira, 26 de maio de 2020

Pré-Processamento - Directiva condicional


        Pré-Processamento       

 Directivas condicionais directives (C/C++)

 Directivas condicionais instruem ao  pré-processador a seleccionar se deve ou não incluir um pedaço de código no fluxo de token final passado para o compilador. Podem testar expressões aritméticas ou se um nome é definido como uma macro ou ambos simultaneamente usando uma directiva especifica.

A linguagem de programação C apresenta um conjunto de directivas que são usadas para estruturas de controlo condicionais: #if, #elif, #else, and #endif.


Directiva

Descrição

Sintaxe

#if

Testa se uma determinada expressão é verdadeira

#if expression
//code
#endif

#else

A alternativa de #if

#if expression
//if code
#else
//else code
#endif

#elif

#else e #if em apenas uma directiva

#if expression
//if code
#elif expression
//elif code
#else
//else code
#endif

#endif

Término da instrução #if

 

#ifdef

Retorna verdadeiro se o macro estiver definido

#ifdef MACRO
//code
#endif

#ifndef

Retorna verdadeiro se o macro não estiver definido

#ifndef MACRO
//code
#endif

 

Exemplo:

#include <stdio.h> 

#include <conio.h> 

#define NUM 1 

int main() { 

       #if NUM==0 

           printf("O valor do numero e': %d",NUMBER); 

       #else 

          printf("O valor do numero nao e'' zero"); 

       #endif        

return 0;

}

Operadores de Macro

Existem operadores que tem um significado especifico no contexto de operadores.

 

Operador      

Nome

Descrição

\

Operador de continuidade

Sinaliza a continuidade da declaração na linha seguinte

#

 

Stringize

 

Ao usar ao longo da declaração do macro. Sinaliza a conversão do valor de macro para string

##

Token pasting

Combina 2 argumentos em apenas um

#defined()

defined

É aplicado em macro para verificar se uma constante esta definida. Caso esteja definido retorna true(1) caso contrario retorna false(0)

 

Exemplo:

Verifica se o número é igual a zero e mostra a mensagem correspondente.

#include <stdio.h> 

#include <conio.h> 

#define NUM 1 

int main() { 

#if NUM==0 

printf("O valor do numero e': %d",NUM); 

#else 

printf("O valor do numero nao e' zero"); 

#endif        

return 0;

}

  

 

Observações

Cada diretiva #if em um arquivo de origem deve corresponder a uma diretiva #endif de fechamento. Qualquer número de diretivas #elif pode aparecer entre as diretivas #if e #endif, mas no máximo uma diretiva #else é permitida. A diretiva #else, se presente, deve ser a última diretiva antes de #endif.

 

As diretivas #if, #elif, #else e #endif podem aninhar nas partes de texto de outras diretivas #if. Cada diretiva #else, #elif ou #endif aninhada pertence à diretiva #if anterior mais próxima.

 O pré-processador seleciona uma das ocorrências de texto fornecidas para processamento adicional. Um bloco especificado no texto pode ser qualquer sequência de texto. Pode ocupar mais de uma linha.

 O pré-processador seleciona um único item de texto avaliando a expressão constante após cada diretiva #if ou #elif até encontrar uma expressão constante verdadeira (diferente de zero). S seleciona todo o texto (incluindo outras diretivas de pré-processador começando com #) até o #elif, #else ou #endif associado.

 Se todas as ocorrências de expressão constante forem falsas ou se nenhuma diretiva #elif aparecer, o pré-processador selecionará o bloco de texto após a cláusula #else. Quando não há cláusula #else, e todas as instâncias de expressão constante no bloco #if são falsas, nenhum bloco de texto é selecionado.

 
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Pré-Processamento


        Pré-Processamento       

Macros Predefinidos

Os macros predefinidos possuem um significado especifico e não podem ser alterados.  Estão disponíveis quase em todos os compiladores que implementam esses padrões. Compiladores mais antigos podem não fornecer todos eles. Todos os seus nomes começam e terminam com underscores  duplos.

 

__DATE__

Exibe a data actual no formato "MMM DD YYYY" format.

__TIME__

Exibe a hora actual no formato "HH:MM:SS" format.

__FILE__

Exibe o path do directorio actual

__LINE__

Exibe o número de linha definido em formato decimal

__STDC__

Exibe 1 se o compilador for baseado no padrão ANSI

 

Exemplo:

#include <stdio.h>

 int main() {

    printf("File :%s\n", __FILE__ );

    printf("Date :%s\n", __DATE__ );

    printf("Time :%s\n", __TIME__ );

    printf("Line :%d\n", __LINE__ );

    printf("ANSI :%d\n", __STDC__ ); 

}

 


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sexta-feira, 22 de maio de 2020

Exemplos JavaScript



Exemplos - JavaScript


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segunda-feira, 18 de maio de 2020

Canvas API

      O elemento canvas    

O elemento Canvas API é usado para efectuar desenhos na tela através de JavaScript.  o O único elemento HTML existente para isso é o elemento canvas, o resto todo é feito via Javascript. Veja como inse­rir o elemento canvas numa página:

  <canvas id=”x” width=”300” height=”300”></canvas>   

Onde

  • x é o id do elemento canvas poderá ser acedido através do método getElementById().
  • width - Especifica  o comprimento do rectangulo
  • Height - especifica a altura do rectangulo.
  • <canvas> - elemento html
Essa declaração deo elemento canvas irá retornar um retângulo vazio. O método getContext() irá nos permitir contexto de desenho, com Javascript,


         Método getContext()       

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sexta-feira, 15 de maio de 2020

Programando com Android Studio

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          Programando com Android Studio        

 
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