quarta-feira, 10 de março de 2021

Estrutura de um Programa em C

 

Antes de estudarmos os blocos de construção básicos da linguagem de programação C, vamos examinar uma estrutura de um programa C mínima para que possamos tomá-la como uma referência nos próximos tópicos.

Exemplo Olá, Mundo
Um programa C consiste basicamente nas seguintes partes:
 - Comandos do pré-processador
 - Funções
 - Variáveis
 - Declarações e Expressões
 - Comentários

Vejamos um código simples que imprime a mensagem "Olá, Mundo" -

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segunda-feira, 8 de março de 2021

Diferença Linguagem C, C++ & Java

 Diferença  Linguagens C, C ++ e Java


As linguagens de programação C, C ++ e Java são as linguagens de programação mais populares e amplamente utilizadas no mercado. Nesta seção, discutiremos as diferenças entre C, C ++ e Java. Além das semelhanças de sintaxe e de ambos serem orientados a objetos, seu objetivo de design e filosofia são diferentes.


C

C é uma linguagem de programação de uso geral, estruturada, procedimental e de alto nível desenvolvida por Dennis MacAlistair Ritchie em 1972 na Bell Laboratories. O sucessor da linguagem C foi a CPL (Combined Programming Language). É usado principalmente para a programação do sistema, como para desenvolver o sistema operacional, drivers, compiladores, etc.

O exemplo mais conhecido de sistema operacional desenvolvido em linguagem C é o Unix e o Linux.


Características da linguagem C

  • Grande conjunto de operadores
  • Simples, rápido e eficiente
  • Case'sensitive
  • Baixo uso de memória
  • Facilmente extensível
  • Com tipagem estática


C ++

C ++ é uma linguagem de programação orientada a objetos e de propósito geral desenvolvida por Bjarne Stroustrup na Bell Labs em 1979. É baseada na linguagem C ou podemos dizer que é uma extensão da linguagem C. É usado para desenvolver aplicativos de alto desempenho.

Recursos da linguagem C ++

  • Case-Sensitive
  • Linguagem compilada
  • Plataforma independente
  • Alocação de memória dinâmica


Java

Java também é uma linguagem de programação orientada a objetos, baseada em classes, estática, forte, robusta, segura e de alto nível. Foi desenvolvido por James Gosling em 1995. É compilado e interpretado por bot. É usado para desenvolver aplicativos corporativos, móveis e baseados na web.

Recursos do Java

  • Orientado a Objeto
  • Plataforma independente
  • Dinâmico e Distribuído
  • Robusto
  • Multithreaded

A figura a seguir demonstra que C ++ é baseado na linguagem C e Java é baseado na linguagem C ++ e C.


Diferenças básicas

Característica

C

C++

Java

Origem

baseada em BCPL

baseada na linguagem C

baseada em C e C ++

Padrão de programação

Linguagem procedural

Linguagem orientada a objetos

Linguagem orientada a objetos

Estaticidade

Estática

Estática

Dinâmica

Execução do código

Executado diretamente

Executado diretamente

Executado pela JVM

Dependência da plataforma

Depende da plataforma

Depende da plataforma

É independente de plataforma

Tradução

Usa um compilador apenas para traduzir o código em linguagem de máquina

Usa um compilador apenas para traduzir o código em linguagem de máquina

Java usa compilador e interpretador

Tipo de ficheiros

Arquivos .exe

Arquivos .exe

Arquivo .class

Extensão

Extensão .c

Extensão .cpp

Extensão .cpp

Conceito de ponteiro

Oferece suporte a ponteiro

Oferece suporte a ponteiro

Não oferece suporte

União e tipo de dados de estrutura

Oferece suporte

Oferece suporte

Não oferece suporte

Tratamento de exceções

Não oferece suporte  

Oferece suporte  

Oferece suporte  

Gestão da memória

Usa os métodos calloc (), malloc (), free () e realloc ()

Usa o operador new e delete

Usa um coletor de lixo

Instrução goto

Oferece suporte

Oferece suporte

Não suporta

Aplicação

É amplamente usado para desenvolver drivers e sistemas operacionais

É amplamente utilizado para programação de sistema

Desenvolver aplicativos da web, aplicativos móveis e aplicativos do Windows

Tamanho da matriz

Uma matriz deve ser declarada com tamanho

Matriz deve ser declarada com tamanho

Pode ser declarada sem declarar o tamanho


Referências

https://www.javatpoint.com/c-vs-cpp-vs-java

https://leverageedu.com/blog/hi/difference-between-c-and-java/

https://www.educba.com/c-vs-java/

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segunda-feira, 1 de março de 2021

Programação e Algortimos

         Programação e Algoritmos          


No mundo cada vez mais globalizante e globalizado – era da informação e de programação, há uma tendência de se manipular e transmitir grandes volumes de informação usando a programação, criando pequenos e grandes programas, influenciando, continuamente, a forma de viver e trabalhar das pessoas em toda a sua dimensão. É neste contexto que a disciplina Programação e Algoritmos I é ministrada no curso de Engenharia Informática com o objectivo de introduzir os conceitos base de programação, de forma a criar o algoritmo e o programa para um dado problema. 


      Plano      

- Historial
- Linguagens de programação
- Paradigmas

 - Conceitos gerais
 - Directrizes para a elaboração 
 - Formas de representação
 - Directrizes
 - Programa para o desenho de algoritmo (https://app.diagrams.net/)
 - 

Ambiente de desenvolvimento JAVA
   


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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Plano - Inteligência Artificial

 

        Plano - Inteligência Artificial                                                                             


       Objectivos      

  No final da disciplina, o estudante deverá:

  • Modelar problemas de procura, especificar heurísticas e avaliar o seu comportamento na prática.
  • Implementar algoritmos de procura informada e de procura local. Parametrização e experimentação dos algoritmos.
  • Modelar conhecimentos com lógica. Modelar e resolver problemas combinatórios em Programação por Conjunto de Resposta.

 

        Plano Temático            

ü  Panorâmica e breve história da IA

ü  Resolução de problemas

ü  Representação do Conhecimento e Raciocínio

ü  Planeamento

ü  Aprendizagem Automática

ü  Incerteza e raciocínio probabilístico

ü  Futuro da Inteligência Artificial e problemas filosóficos

 

        Plano analítico            

Apresentação dos alunos e do professor

Considerações sobre a cadeira

Panorâmica e breve história da IA

 - Resenha histórica da IA e aplicações

 - Conceito de IA e inteligência computacional

 - Paradigmas e aproximações

 - Agentes

Resolução de problemas

  - Agentes e problemas de procura

  - Procura cega, Procura heurística (informada) em espaços de estados, Procura local e problemas de otimização, Procura com Adversários (Jogos)

  - Agentes adaptativos

  - Problemas de Satisfação de Restrições

Representação do Conhecimento e Raciocínio

 - Agentes lógicos

 - Lógica Proposicional

 - Lógica de Predicados de Primeira Ordem

 - Conhecimento de senso comum e lógicas não-monótonas

 - Lógica de Predicados de Primeira Ordem

 - Programação em Lógica e Programação por Conjuntos de Resposta Tipos recursivos

Planeamento

 - Agentes planeadores

 - Representação de problemas de planeamento clássicos 

 - Linguagens de planeamento

 - GRAPHPLAN

Aprendizagem Automática

 - Agentes aprendizes. Abordagens ao problema da aprendizagem

 - Aprendizagem conceptual e indutiva

Incerteza e raciocínio probabilístico

 - Planeamento proposicional

 - Teoria das Probabilidades e Regra de Bayes

Aproximações alternativas (teoria da evidência, conjuntos vagos, regras)


 

         Estratégia e Metodologia           

As aulas desta disciplina serão de carácter teórico pratica, não fugindo a regra geral com maior incidência para a componente prática, as aulas serão abordadas duma forma aberta onde o estudante será o principal protagonista, tomando a iniciativa e dirigindo a própria aula, sempre com o acompanhamento do professor.


        Bibliografia            

 

The adopted book in this course is [Stuart Russell & Peter Norvig, 2003]. Some specific topics are covered only in the Portuguese book [Costa & Simões, 2004]. The remaining books are optional readings.

 

Recomendada

1. Stuart Russel and Peter Norvig. Artificial Intelligence. A Modern Approach, 2nd edition. Prentice-Hall, Inc., 2003

 

 Ernesto Costa e Anabela Simões. Inteligência Artificial. Fundamentos e Aplicações. FCA, 2004


Complemantar

 Matt Ginsberg. Essentials of Artificial Intelligence. Morgan Kaufmann Publishers, 1994

 Nils J. Nilson. Artificial Intelligence: A new synthesis. Morgan Kaufmann Publishers, 1998. 


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domingo, 7 de fevereiro de 2021

Inteligência Artificial

         Inteligência Artificial           










       Exercicios      

Individualmente ou em grupos de 2 elementos lê e responda o questionário de forma clara.

“Inteligência natural ou simplesmente Inteligência, é um conceito muito amplo, controverso e que ainda não é totalmente compreendido.”

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domingo, 31 de janeiro de 2021

Tecnologias de Base de Dados

 Tecnologias de Base de Dados






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sábado, 12 de setembro de 2020

Exercicios de Aplicação

 

Exercícios de Aplicação

  1. Crie uma função que exibe uma mensagem
  2. Crie um programa que exibe uma mensagem 5 vezes usando uma estrutura de repetição.
  3. Programa que exibe mensagem usando funções.
  4. Programa que recebe várias mensagens usando estrutura de repetição e exibir na tela.
  5. Uma função que recebe duas strings como argumento e informa se as strings são iguais. Se forem iguais retornar 1 e caso contrario 0.
  6. Programa que recebe três valores via teclado e calcula o produto desses números.
  7. Programa que exibe o maior de dois números
  8. Programa que recebe 10 números inteiros e determina o menor
  9. Programa que recebe como argumento um array e o seu respectivo tamanho e exibe o menor usando funções.
  10. Programa que recebe um array e o seu respectivo tamanho e no final exibir na ordem crescente. Coloque a função de ordenação fora do método main.


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