quarta-feira, 10 de março de 2021

Estrutura de um Programa em C

 

Antes de estudarmos os blocos de construção básicos da linguagem de programação C, vamos examinar uma estrutura de um programa C mínima para que possamos tomá-la como uma referência nos próximos tópicos.

Exemplo Olá, Mundo
Um programa C consiste basicamente nas seguintes partes:
 - Comandos do pré-processador
 - Funções
 - Variáveis
 - Declarações e Expressões
 - Comentários

Vejamos um código simples que imprime a mensagem "Olá, Mundo" -

#include <stdio.h>
  int main () {
   / * meu primeiro programa em C * /
   printf ("Olá, Mundo! \ n");
   
   return 0;
}


Detalhes:
   #include <stdio.h> - é um comando do pré-processador, que informa o compilador C para incluir o arquivo stdio.h antes da compilação.
  int main ()  - função principal onde a execução do programa começa.
  /*...*/ - será ignorada pelo compilador e foi colocada para adicionar comentários 
  printf (...) - é outra função disponível em C que causa a mensagem "Olá, Mundo" a ser exibido na tela.
 return 0 - termina a função main () e retorna o valor 0.

Caracteres de espaço em branco

Espaço em branco, nova linha, guia horizontal, retorno de carro e avanço de formulário.

         Palavras-chave C         
Palavras-chave são palavras reservadas predefinidas usadas na programação que têm significados especiais para o compilador. Palavras-chave fazem parte da sintaxe e não podem ser usadas como identificadores. Por exemplo:

int dinheiro;

Aqui, int é uma palavra-chave que indica que dinheiro é uma variável do tipo int (inteiro).

Como C é uma linguagem que diferencia maiúsculas de minúsculas, todas as palavras-chave devem ser escritas em minúsculas. Aqui está uma lista de todas as palavras-chave permitidas em ANSI C.

autodoubleintstruct
breakelselongswitch
caseenumregistertypedef
charexternreturnunion
continueforsignedvoid
doifstaticwhile
defaultgotosizeofvolatile
constfloatshortunsigned

Todas essas palavras-chave, sua sintaxe e aplicação serão discutidas em seus respectivos tópicos. 

          Identificadores C          
Identificador se refere ao nome dado a entidades como variáveis, funções, estruturas etc.

Os identificadores devem ser exclusivos. Eles são criados para dar um nome único a uma entidade para identificá-la durante a execução do programa. Por exemplo:

int media;
double saldo;
Aqui, int e double são identificadores.

Os nomes dos identificadores devem ser diferentes das palavras-chave. 

Regras para nomear identificadores
  1. Um identificador válido pode ter letras (maiúsculas e minúsculas), dígitos e underscore.
  2. A primeira letra de um identificador deve ser uma letra ou underscore.
  3. Não-se pode usar palavras-chave como int, while etc. como identificadores.
  4. Não há regra sobre o tamanho que um identificador pode ter. No entanto, é recomendável que não exceda mais de 31 caracteres.
  5. Escolher qualquer nome como identificador se seguir a regra acima, no entanto, use nomes significativos aos identificadores que façam sentido.

           Caracteres especiais           


,<>._
();$:
%[]#?
'&{}"
^!*/|
-\~+ 

            Sequências scape             
Às vezes, é necessário usar caracteres que não podem ser digitados ou têm um significado especial na programação C. Por exemplo: nova linha (inserir), guia, ponto de interrogação etc.

Para usar esses caracteres, são usadas sequências de escape.

Sequência Scape
Caracteres de Sequências scape
    \b - Backspace
    \n - Nova linha
    \r - Retorno
    \t - guia horizontal
    \v - guia vertical
    \\ - Barra invertida
    \' - Aspas simples
    \" - Aspas duplas
    \? - Ponto de interrogação
    \0 -  caractere nulo

Por exemplo: \ n é usado para efectuar a quebra de linha. 
Share:

0 comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Visitantes do blog

Pesquisar neste blogue

posts recentes