Antes de estudarmos os blocos de construção básicos da linguagem de programação C, vamos examinar uma estrutura de um programa C mínima para que possamos tomá-la como uma referência nos próximos tópicos.
Exemplo Olá, Mundo
Um programa C consiste basicamente nas seguintes partes: - Comandos do pré-processador
- Funções
- Variáveis
- Declarações e Expressões
- Funções
- Variáveis
- Declarações e Expressões
- Comentários
Vejamos um código simples que imprime a mensagem "Olá, Mundo" -
#include <stdio.h>
int main () {
/ * meu primeiro programa em C * /
printf ("Olá, Mundo! \ n");
return 0;
}
Detalhes:
#include <stdio.h> - é um comando do pré-processador, que informa o compilador C para incluir o arquivo stdio.h antes da compilação.
int main () - função principal onde a execução do programa começa.
/*...*/ - será ignorada pelo compilador e foi colocada para adicionar comentários
/*...*/ - será ignorada pelo compilador e foi colocada para adicionar comentários
printf (...) - é outra função disponível em C que causa a mensagem "Olá, Mundo" a ser exibido na tela.
return 0 - termina a função main () e retorna o valor 0.
return 0 - termina a função main () e retorna o valor 0.
Caracteres de espaço em branco
Espaço em branco, nova linha, guia horizontal, retorno de carro e avanço de formulário.
Palavras-chave C
Palavras-chave são palavras reservadas predefinidas usadas na programação que têm significados especiais para o compilador. Palavras-chave fazem parte da sintaxe e não podem ser usadas como identificadores. Por exemplo:
int dinheiro;
Aqui, int é uma palavra-chave que indica que dinheiro é uma variável do tipo int (inteiro).
Como C é uma linguagem que diferencia maiúsculas de minúsculas, todas as palavras-chave devem ser escritas em minúsculas. Aqui está uma lista de todas as palavras-chave permitidas em ANSI C.
auto | double | int | struct |
break | else | long | switch |
case | enum | register | typedef |
char | extern | return | union |
continue | for | signed | void |
do | if | static | while |
default | goto | sizeof | volatile |
const | float | short | unsigned |
Todas essas palavras-chave, sua sintaxe e aplicação serão discutidas em seus respectivos tópicos.
Identificadores C
Identificador se refere ao nome dado a entidades como variáveis, funções, estruturas etc.
Os identificadores devem ser exclusivos. Eles são criados para dar um nome único a uma entidade para identificá-la durante a execução do programa. Por exemplo:
int media;
double saldo;
Aqui, int e double são identificadores.
Os nomes dos identificadores devem ser diferentes das palavras-chave.
Regras para nomear identificadores
- Um identificador válido pode ter letras (maiúsculas e minúsculas), dígitos e underscore.
- A primeira letra de um identificador deve ser uma letra ou underscore.
- Não-se pode usar palavras-chave como int, while etc. como identificadores.
- Não há regra sobre o tamanho que um identificador pode ter. No entanto, é recomendável que não exceda mais de 31 caracteres.
- Escolher qualquer nome como identificador se seguir a regra acima, no entanto, use nomes significativos aos identificadores que façam sentido.
Caracteres especiais
, | < | > | . | _ |
( | ) | ; | $ | : |
% | [ | ] | # | ? |
' | & | { | } | " |
^ | ! | * | / | | |
- | \ | ~ | + |
Sequências scape
Às vezes, é necessário usar caracteres que não podem ser digitados ou têm um significado especial na programação C. Por exemplo: nova linha (inserir), guia, ponto de interrogação etc.
Para usar esses caracteres, são usadas sequências de escape.
Sequência Scape
Caracteres de Sequências scape
\b - Backspace
\n - Nova linha
\r - Retorno
\t - guia horizontal
\v - guia vertical
\\ - Barra invertida
\' - Aspas simples
\" - Aspas duplas
\? - Ponto de interrogação
\0 - caractere nulo
Por exemplo: \ n é usado para efectuar a quebra de linha.
0 comentários:
Enviar um comentário