sexta-feira, 12 de março de 2021

Palavras chaves e modificadores de acesso

 

         Palavras reservadas      

Consiste num conjunto de identificadores(comandos) válidos na linguagem de programação Java, que possuem um significado predefinido e que não podem ser redefinidos, isto é, não podem ser atribuídos um outro significado além do que foi definido. A seguir é apresentada a lista de palavras reservadas sub-dividida em:

ü                                  Modificadores de acesso:                    

ü  Modificadores de classe, método e variável;

ü  Controle de fluxo;

ü  Tratamento de Erros

ü  Primitivas

 

Modificadores de acesso           

Private: permite o acesso a um método ou variável apenas dentro da própria classe;

Protected:  limita o acesso a um método ou variável ao mesmo pacote ou por subclasses da classe;

public: Faz com que uma classe, método ou variável possa ser acessado a partir de qualquer outra classe.

 

Modificadores de classe, método e variável

abstract: Usada para declarar uma classe que não pode ser instanciada ou método que deve ser implementado por subclasses concretas;

class: Palavra chave para identificar uma classe;

extends: Usada para estender uma classe a outra, isto é, indicar para uma superclasse que uma subclasse está estendendo, (herança);

final: torna impossível estender uma classe, sobrepor um método ou reiniciar uma variável;

implements: Usada para indicar a uma interface que uma classe a implementará;

interface: Palavra chave para identificar uma interface;

native: Indica que um método foi escrito em uma linguagem que só pode ser usada em uma plataforma, exemplo o C++;

new: Usada para instanciar um objeto;

static: Indica que o método ou a variável pertence a classe e não a instancia;

strictfp: Usada na frente de um método para indicar que os números de ponto flutuantes seguirão regras restritas de ponto flutuante em todas as expressões;

syncronized: Indica que um método só pode ser acessado por um seguimento de cada vez;

 

Controle de fluxo

break: Quebra o fluxo de execução do código onde a palavra foi inserida.

case: Executa um bloco de código dependendo da instrução switch.

continue: Faz com que o código existente após essa instrução não seja executado em um loop, indicando a próxima interação do loop.

default: Executará esse bloco de código se nenhuma das instruções switch/case for atendida.

do: Executa um bloco de código um vez e, em seguida junto com a instrução while, processa um teste para determinar se o bloco deve ser executado novamente.

else: Executa um bloco de código alternativo se uma condição if for falsa.

for: Usada para executar um loop condicional em um bloco de código.

 if: Usada para executar um teste lógico verdadeiro ou falso.

instanceof: Determina se um objeto é a instancia de uma classe, superclasse ou interface.

return: Faz o fluxo sair de um método sem executar nenhum código que seja após a instrução (pode retornar uma variável opcionalmente);

switch: Indica a variável a ser confrontada com as instruções case.

while: Executa um bloco de código repetidamente, enquanto um certa condição for verdadeira.


Tratamento de Erros

catch: Declara o bloco de código usado para tratar uma execução.

finally: Bloco de código, geralmente após uma instrução try-catch, que vai ser executado independente de que fluxo do programa for usado no tratamento de uma exceção.

throw: Usada para passar uma execução para o método que chamou o método atual.

throws: Indica o método que passará uma execução para o método que o chamou.

try: Bloco de código que será executado, podendo, porém, causar uma exceção.

assert: Avalia uma expressão condicional para verificar as alternativas do programador.

 
Primitivas

boolean: Verdadeiro ou Falso;

byte: Inteiro de 8 bits);

char: Unidade Unicode (de 16 bits, sem o sinal);

double: Número de ponto flutuante com 64 bits (com sinal);

float: Número de ponto flutuante com 32 bits (com sinal);

int: Número inteiro de 32 bits (com sinal);

long: Número inteiro de 64 bits (com sinal);

short: Número inteiro de 16 bits (com sinal);

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