segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Introdução a VB - Sintaxe básica












Palavras reservadas

Consiste num conjunto de identificadores(comandos) válidos na linguagem de programação VB, que possuem um significado predefinido e que não podem ser redefinidos, isto é, não podem ser atribuídos um outro significado além do que foi definido.
A seguir é apresentada a lista de palavras reservadas sub-dividida em:
ü  Modificadores de acesso:
ü  Modificadores de classe, método e variável;
ü  Controle de fluxo;
ü  Tratamento de Erros ü Primitivas

        Modificadores de acesso           

Private:  permite o acesso a um método ou variável apenas dentro da própria classe;
Protected:  limita o acesso a um método ou variável ao mesmo pacote ou por subclasses da classe;
public: Faz com que uma classe, método ou variável possa ser acessado a partir de qualquer outra classe.
Shared indica que um determinado membro da classe é compartilhado e pode ser acessado por todas as instâncias da classe. 

Friend - Torna um membro da classe visível por todo o projeto.
  

        Modificadores de classe, método e variável

MustInherit – cria classe filha que herda suas caracteristicas e métodos. Identifica uma classe destinada apenas a criação de outras classes.
abstract: Usada para declarar uma classe que não pode ser instanciada ou método que deve ser implementado por subclasses concretas;
Inherits permite criar a herança no VB.NET. Uma classe filha que herda de uma classe Pai tem acesso a todos os métodos e propriedades dessa Classe.
- Se C herda de B que herda de A , C tem acesso a todos os métodos e propriedades de B e A.
Overridable : Permite que uma propriedade ou método seja sobreposto em uma classe herdada da classe atual. (Métodos públicos não podem ser sobrepostos, ou seja , são NotOverridable.)
Overrides - Permite a sobreposição de um método ou propriedade definida na classe Pai.
Events -  identifica a criação de eventos.
NotOverridable - Não permite que uma propriedade ou classe seja sobreposta em uma classe herdada da classe atual.
class: Palavra chave para identificar uma classe;
extends: Usada para estender uma classe a outra, isto é, indicar para uma superclasse que uma subclasse está estendendo, (herança);
final: torna impossível estender uma classe, sobrepor um método ou reiniciar uma variável; implements: Usada para indicar a uma interface que uma classe a implementará;
interface: Palavra chave para identificar uma interface -  Interface é um tipo especial de classe que não contém código , mas é usada como uma alternativa para descrever a aparência de um objeto.
native: Indica que um método foi escrito em uma linguagem que só pode ser usada em uma plataforma, exemplo o C++; new: Usada para instanciar um objeto;
Sub new - é um procedimento que controla a inicialização de um objeto syncronized: Indica que um método só pode ser acessado por um seguimento de cada vez;
Returncria métodos ou funções que retornam valores.

Controle de fluxo

break: Quebra o fluxo de execução do código onde a palavra foi inserida. case: Executa um bloco de código dependendo da instrução switch.
continue: Faz com que o código existente após essa instrução não seja executado em um loop, indicando a próxima interação do loop.
default: Executará esse bloco de código se nenhuma das instruções switch/case for atendida. else: Executa um bloco de código alternativo se uma condição if for falsa. for: Usada para executar um loop condicional em um bloco de código.
 if: Usada para executar um teste lógico verdadeiro ou falso. switch: Indica a variável a ser confrontada com as instruções case.
while: Executa um bloco de código repetidamente, enquanto um certa condição for verdadeira.

        Tratamento de Erros

catch: Declara o bloco de código usado para tratar uma execução.
finally: Bloco de código, geralmente após uma instrução try-catch, que vai ser executado independente de que fluxo do programa for usado no tratamento de uma exceção. throw: Usada para passar uma execução para o método que chamou o método atual. throws: Indica o método que passará uma execução para o método que o chamou.
try: Bloco de código que será executado, podendo, porém, causar uma exceção.
try-catch-finally é usado para envolver o código onde existe a possibilidade de uma exceção/erro ocorrer.
 
Share:

0 comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Visitantes do blog

Pesquisar neste blogue

posts recentes