quinta-feira, 26 de março de 2020

Exercicios - Estruturas de decisão


           Exercícios propostos               
1. Em uma escola, a média final é dada pela média aritmética de três notas. E a mesma tem o seguinte esquema de avaliação.
Media
Situção do aluno
0 – 4.9
Recuperação
5 – 6.9
Admitido/prova final
7 – 10
Dispensado
                               
2. Desenvolva um programa que a partir da entrada das três notas mostre a situação do aluno. No caso do aluno em recuperação e admitido/prova final, mostre também quanto o aluno irá precisar para passar. No caso da recuperação a nota necessária para passar é dada por 10 – Média + 2 e na prova final é dado por 10 – Média.

3. Em uma loja de CD´s existem apenas quatro tipos de preços que estão associados a cores. Assim os CD´s que ficam na loja não são marcados por preços mas sim por cores.
    a. Desenvolva o algoritmo que a partir da entrada da cor o software mostre o preço. A loja está atualmente com a seguinte tabela de preços.

Cor
Preço
Verde
10,00
Azul
20,00
Amarelo
30,00
Vermelho
40,00

4.  Desenvolva um programa capaz e encontrar o maior dentre 4 números inteiros quaisquer dados pelo teclado.

5. Desenvolva um programa capaz de verificar se um número inteiro qualquer, dado como entrada, é par ou impar.

6. Determine o salário bruto e Liquido de cada funcionário de uma Escola tendo em conta que o, os Engenherosauferem 10.900 Mt/h, Doutores 15.400 Mt/h e Técnico 5.000 Mt/h. 

7. A secretária de Meio Ambiente que controla o índice de poluição mantém 3 grupos que são altamente poluentes do meio ambiente. O índice de poluição aceitável varia de 0,05 até 0,25. Se o índice sobe para 0,3 as indústrias do 1º grupo são intimadas a suspenderem suas   actividades, se o índice crescer para 0,4 as indústrias do 1º e 2º grupo são intimadas a suspenderem suas actividades, se o índice atingir 0,5 todos os grupos devem ser notificados a paralisarem suas actividades. Faça um algoritmo que leia o índice de poluição medido e emita a notificação adequada aos diferentes grupos de empresas.

8. Preparar um programa para ler a base e a altura de um triângulo e imprimir a área (area = 0.5 * base * altura). Durante a preparação dos dados para este programa é possível que se cometa um erro e entrem valores negativos para a base ou a altura. Isto é indesejável, pois a saída impressa será negativa. Prever no programa a possibilidade de verificar valores negativos na entrada de dados. Se um valor negativo for fornecido, imprimir uma mensagem identificando este valor como a base ou a altura (isso permite corrigir o erro mais facilmente). Testar o programa cuidadosamente. Tomar cuidado no caso de ambos os valores serem negativos. Isso produziria uma área positiva e o erro não seria detectado.

9. Encontrar o dobro de um número caso ele seja positivo e o seu triplo caso seja negativo, imprimindo o resultado.

10. Desenvolva um programa que leia o valor de uma determinada compra e o código da forma de pagamento. Com base neste código, o programa deverá calcular e imprimir o valor a pagar, a forma de pagamento e o valor de cada parcela, se for o caso. 
de 1,  À vista, com 8% de desconto
     2 À vista no cartão, 4% de desconto
     3 Em 2x, preço normal sem juros
     4 Em 4x, preço acrescido de 8%
Qualquer outro código Opção inválida

11. Ler o comprimento dos três lados de um triângulo (a, b, c) e determinar o tipo de triângulo, com base nos seguintes casos:
    a) Se A >= B + C, nenhum triângulo é formado.
    b) SeA2 =B2 +C2 , é formado um triângulo retângulo.
    c) SeA2 >B2 +C2 , é formado um triângulo obtusângulo.
    d) SeA2 <B2 +C2 , é formado um triângulo acutângulo.
 Observações:
    A é o maior dos lados
    B e C são os outros dois lados
    Prever no programa a possibilidade de serem fornecidos dados negativos e indicar erro.

12. Ler um conjunto de quatro valores i, a, b, c, onde i é um valor inteiro e positivo e a, b, c, são
quaisquer valores reais distintos e os escreva. A seguir:
    Se i = 1 escrever os 3 valores a, b, c em ordem crescente.
    Se i = 2 escrever os 3 valores a, b, c em ordem decrescente.
    Se i = 3 escrever os 3 valores de forma que o maior valor entre a, b, c fica entre os outros 2

13. Escrever um programa que lê o instante do início e do término do jogo, ambos subdivididos em 2 valores distintos, a saber: horas e minutos. Calcular e escrever a duração do jogo, também em horas e minutos, considerando que o tempo máximo de duração de um jogo é de 24 horas  e que o jogo pode iniciar em um dia e terminar no dia seguinte.

14. Faça um programa que leia dois inteiros, que representam a idade e o tempo de contribuição de um trabalhador e informe se ele pode se aposentar ou não. Os critérios para aposentadoria são:
    • Ter pelo menos 65 anos de idade;
    • Ou ter trabalhado pelo menos 30 anos;
    • Ou ter pelo menos 60 anos e trabalhado pelo menos 25.

15. João resolveu configurar o seu celular para despertar em um determinado horário. Dados a hora e minuto que João configurou o celular e a hora e o minuto em que ele deseja que o celular toque, faça um programa que determine quantas horas e minutos faltam para que o celular de João dispare o alarme. Note que o horário programado para despertar pode estar no dia posterior ao da programação por João, por exemplo: João pode desejar que o celular toque às 17 horas, sendo que o momento em que ele configurou o despertador foi às 18h30, o que nos dá uma diferença de 22h30 horas.

16. Escreva um programa em C que peça ao usuário para inserir um ano e determine se ele é bissexto ou não

17. Escreva um programa em C que implemente uma calculadora simples. O programa deve pedir ao usuário para inserir dois números e um operador (+, -, *, /) e, em seguida, exibir o resultado da operação.
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