Introdução a C++
C++ é uma linguagem de programação de nível médio desenvolvida por Bjarne Stroustrup a partir de 1979 no Bell Labs, é suportado em várias plataformas, como Windows, Mac OS, Android e em UNIX. É uma linguagem de aprendizagem obrigatória para estudantes e profissionais que trabalham para se tornar um grande engenheiro de software.
Possui inumeras vantagens:
- É uma linguagem próxima de hardware, então você tem a chance de trabalhar em um nível baixo, o que lhe dá muito controle em termos de gerenciamento de memória, melhor desempenho e, finalmente, um desenvolvimento robusto de software.
- C++ fornece um entendimento claro sobre a Programação Orientada a Objectos. Com implementação de baixo nível de conceitos de polimorfismo, herança e identificação dinâmica de tipo.
- Facilidade de empregabilidade para trabalhar em grandes projectos relacionados a engenharia de software. Ex. Mozilla Firefox, Chrome e MySQL.
- Linguagem de programação mais usada na programação de aplicativos em ambientes Desktops e Mobile.
- Permite o desenvolvimento de outras linguagens de programação. Ex. C#, Java, JavaScript, Perl, UNIX’s C Shell, PHP and Python, and Verilog etc
- Permite o desenvolvimento de sistemas operativos. Ex. Windows, Mac OSX and Linux.
Ambiente de desenvolvimento
Existem inumeros editores que incorporam um compilador C++:
- Microsoft Visual C++
- GNU Compiler Collection
- Clang
- IBM XL C/C++ Compilers
- CodeBlock
- Apple C++. Xcode
- Bloodshed Dev-C++
- Clang C++
- Cygwin (GNU C++)
- Mentor Graphics
- MINGW - "Minimalist GNU for Windows"
- GNU CC source
- Intel C++
- Oracle C++
- HP C++
- etc.
Para esta apostila irá se recorrer ao ambiente de desenvolvimento DevCpp na versão 5.11 da Bloodshed.
Faça o download da versão no endereço url: http://bloodshed.net/
Programação Orientada a Objetos
O C ++ suporta totalmente a programação orientada a objetos, incluindo os quatro pilares do desenvolvimento orientado a objetos
- Encapsulamento
- Ocultar dados
- Herança
- Polimorfismo
- Bibliotecas padrão
O padrão C++ consiste em três partes importantes:
- O núcleo da linguagem, que fornece todos os elementos básicos, incluindo variáveis, tipos de dados e literais, etc.
- A biblioteca padrão do C++ oferece um rico conjunto de funções que manipulam arquivos, sequências de caracteres etc.
- A STL (Standard Template Library) fornece um rico conjunto de métodos para manipular estruturas de dados, etc.
Padrão ANSI
O padrão ANSI(American National Standards Institute) garante que o código compilado em ambiente Windows seja executo num compiador UNIX, MAC, etc. sem erros.
Programa em C++
Um programa C ++, pode ser definido como uma colecção de objectos que se comunicam através da invocação de métodos. Durante esse processo envolve o recurso a classe, objecto, métodos e variáveis instantâneas.
Objecto - Objectos têm estados e comportamentos. Exemplo: Um cão tem estados - cor, nome, raça e comportamentos - abanando, comendo. Um objecto é uma instância de uma classe.
Classe - Uma classe pode ser definida como um modelo/planta que descreve os comportamentos/estados que o objecto de seu tipo suporta.
Métodos - Um método é basicamente um comportamento. Uma classe pode conter muitos métodos. É nos métodos em que as lógicas são gravadas, os dados são manipulados e todas as acções são executadas.
Variáveis de instância - Cada objecto tem seu conjunto exclusivo de variáveis de instância. O estado de um objecto é criado pelos valores atribuídos a essas variáveis de instância.
Estrutura do Programa C++
Vejamos um código simples que exibe as palavras bem vindo ao sistema.
#include <iostream> using namespace std; int main() { // método main demarca o inicio da execução do programacout << "Bem vindo ao sistema"; // Exibe a mensagem bem vindo ao sistema return 0; }
Descrição do código linha por linha
1 - Faz a inclusão da biblioteca principal <iostream>, que contêm informações necessárias ou úteis para a execução correcta do programa.
2 - Informa o compilador para usar o namespace std. Isso evito o recurso do operador :: scope
4 - Demarca o inicio da função principal main(), que sinaliza o inicio da execuçao do programa. Os comentários de linha única começam com //.
5 - A linha cout << "Bem vindo ao sistema"; faz com que a mensagem "Bem vindo ao sistema" seja exibida na tela.
6 - Finaliza a função main () e faz com que retorne o valor 0 ao processo de chamada.
Entrada e saída de dados
Objeto "cout'"
O objeto cout representa o stream de saída no C++. Este stream é uma espécie de seqüência (fluxo) de dados a serem impressos na tela.Para realizar a impressão, usa-se o "operador de inserção" que "insere" dados dentro do stream.
<< Operador de Inserção
O operador << executa a saída (imprime na tela) com streams em C++. O objeto cout é usado em conjunto para a impressão de dados.
A saída de caracteres também pode ser feita sem o uso do operador de inserção <<. Para isto, usa-se a função membro put, que retorna uma referência para o objeto cout. Exemplos:
cout.put('caractere'); // fazendo a saída de um único
cout.put('caractere'); // fazendo a saída de um único
Objeto "cin"
O objeto cin representa o stream de entrada no C++. Ele realiza a leitura de um sequência de dados, sem espaços e sem tabulações, vindas do teclado.Para coletar estes dados armazenados, usa-se o "operador de extração" que "extrai" dados do stream.
O operador >> executa a entrada com streams em C++, usando o comando cin para aquisição de dados. Variáveis podem ser usadas para o armazenamento das informações.
Exercícios
1. Recorrendo ao DevCpp ou o seu compilador predilecto execute o exemplo apresentado neste tópico.
1. Recorrendo ao DevCpp ou o seu compilador predilecto execute o exemplo apresentado neste tópico.
Referencias
0 comentários:
Enviar um comentário