Palavras reservadas
Palavras-chave são palavras reservadas predefinidas para o compilador C #. Essas palavras-chave não podem ser usadas como identificadores. No entanto, se quiser usar essas palavras-chave como identificadores poderá usar o prefixo @.
Em C #, alguns identificadores têm um significado especial no contexto do código, como get e set são chamados de palavras-chave contextuais.
A tabela a seguir lista as palavras-chave reservadas e palavras-chave contextuais em C # -
Palavras reservadas | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
abstract | as | base | bool | break | byte | case |
catch | char | checked | class | const | continue | decimal |
default | delegate | do | double | else | enum | event |
explicit | extern | false | finally | fixed | float | for |
foreach | goto | if | implicit | in | in (generic modifier) | int |
interface | internal | is | lock | long | namespace | new |
null | object | operator | out | out (generic modifier) | override | params |
private | protected | public | readonly | ref | return | sbyte |
sealed | short | sizeof | stackalloc | static | string | struct |
switch | this | throw | true | try | typeof | uint |
ulong | unchecked | unsafe | ushort | using | virtual | void |
volatile | while |
Palavras reservadas associadas a um contexto | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
add | alias | ascending | descending | dynamic | from | get |
global | group | into | join | let | orderby | partial (type) |
partial (method) | remove | select | set |
Tipos de dados
As variáveis em C # são categorizadas nos seguintes tipos -
- Tipos por valor
- Tipos por referência
- Ponteiro
Tipos por valor
Variáveis de tipo de valor podem ser atribuídas a um valor diretamente. Eles são derivados da classe System.ValueType.
Os tipos de valor contêm dados diretamente. Alguns exemplos são int, char e float, que armazenam números, alfabetos e números de ponto flutuante, respectivamente. Quando você declara um tipo int, o sistema aloca memória para armazenar o valor.
Tipo | Significado | Intervalo | Valor Default |
---|---|---|---|
bool | Boolean value | True or False | False |
byte | 8-bit unsigned integer | 0 to 255 | 0 |
char | 16-bit Unicode character | U +0000 to U +ffff | '\0' |
decimal | 128-bit precise decimal values with 28-29 significant digits | (-7.9 x 1028 to 7.9 x 1028) / 100 to 28 | 0.0M |
double | 64-bit double-precision floating point type | (+/-)5.0 x 10-324 to (+/-)1.7 x 10308 | 0.0D |
float | 32-bit single-precision floating point type | -3.4 x 1038 to + 3.4 x 1038 | 0.0F |
int | 32-bit signed integer type | -2,147,483,648 to 2,147,483,647 | 0 |
long | 64-bit signed integer type | -9,223,372,036,854,775,808 to 9,223,372,036,854,775,807 | 0L |
sbyte | 8-bit signed integer type | -128 to 127 | 0 |
short | 16-bit signed integer type | -32,768 to 32,767 | 0 |
uint | 32-bit unsigned integer type | 0 to 4,294,967,295 | 0 |
ulong | 64-bit unsigned integer type | 0 to 18,446,744,073,709,551,615 | 0 |
ushort | 16-bit unsigned integer type | 0 to 65,535 | 0 |
Tipo de dados por referência
Os tipos de referência não contêm os dados reais armazenados em uma variável, mas contêm uma referência às variáveis.
Em outras palavras, eles se referem a um local de memória. Usando várias variáveis, os tipos de referência podem se referir a um local de memória. Se os dados na localização da memória forem alterados por uma das variáveis, a outra variável refletirá automaticamente essa alteração no valor. Exemplos de tipos de referência integrados são: object, dynamic, e string.
Tipo object
O Object Type é a classe base definitiva para todos os tipos de dados no C # Common Type System (CTS). Object é um alias para a classe System.Object. Os tipos de objeto podem ser atribuídos a valores de quaisquer outros tipos, tipos de valor, tipos de referência, tipos predefinidos ou definidos pelo utilizador. No entanto, antes de atribuir valores, ele precisa de conversão de tipo.
Quando um tipo de valor é convertido em tipo de objeto, ele é denominado boxing e, por outro lado, quando um tipo de objeto é convertido em um tipo de valor, é denominado unboxing.
object obj; obj = 100; // this is boxing
Tipo dinâmico
Você pode armazenar qualquer tipo de valor na variável de tipo de dados dinâmico. A verificação de tipo para esses tipos de variáveis ocorre em tempo de execução.
A sintaxe para declarar um tipo dinâmico é -
dynamic <nome da variavel> = value;
Por exemplo,
dynamic d = 20;
Os tipos dinâmicos são semelhantes aos tipos de objeto, exceto que a verificação de tipo para variáveis de tipo de objeto ocorre em tempo de compilação, enquanto que para as variáveis de tipo dinâmico ocorre em tempo de execução.
Tipo String
O tipo de string permite atribuir quaisquer valores de string a uma variável. O tipo de string é um alias para a classe System.String. É derivado do tipo de objeto. O valor para um tipo de string pode ser atribuído usando literais de string e @.
Por exemplo,
usando string
String str = "Tutorials Point";
Usando @
@"Tutorials Point";
Tipo Ponteiro
Variáveis de tipo de ponteiro armazenam o endereço de memória de outro tipo. Os ponteiros em C # têm os mesmos recursos que os ponteiros em C ou C ++.
A sintaxe para declarar um tipo de ponteiro é -
tipo * identificador;
Por exemplo,
char * cptr;
int * iptr;
Exercícios
Usando o console aplicattion da linguagem C# crie um programa que permite:
- Exibir a mensagem Olá mundo.
- Exibir o nome completo, idade e Morada.
- Calcular a sua idade e exibir na tela
- Efectuar a soma de dois números inteiros;
- Efectuar a média final dos alunos, tendo em conta que foram realizadas 4 testes;
- ler a idade de uma pessoa expressa em anos, meses e dias e mostre-a expressão apenas em dias.
- Ler as dimensões de um retângulo (base e altura), calcular e escrever a área do retângulo.
- Calcular o salário liquido anual do funcionário sabendo que, ele ganha mensalmente 25.120.00.MZM, é descontado 1% do salário em cada falta, e é descontado pelo INSS 1.75% do seu salário mensal.
- Calcular o consumo de combustível de um automóvel em uma determinada viagem. O programa deve solicitar as seguintes informações ao utilizador:
a. Quantos quilómetros o carro faz por litro?
b. Qual o preço do litro do combustível?
O processamento do programa deve mostrar:
c. Quantos litros de combustível serão gastos com a viagem
d. Quanto dinheiro será gasto com combustível.
Referências
Referências
0 comentários:
Enviar um comentário